ZV1M – ILHA DAS PALMAS -SA-079 / RJ-026

Publicado: julho 27, 2020 em Uncategorized

Nossa expedição ao grupo SA-079 para ILHA DAS PALMAS (Vulgo Urupira) já havia sido pensada desde dezembro de 2019, quando alguns investimentos em estrutura, passagens aéreas, barco e etc foram realizados. Devido à pandemia do COVID-19 chegamos a pensar em desistir, mas adiamos esta decisão até um mês antes, quando decidimos por manter a ativação levando em consideração o número reduzido de operadores, localização, medidas de proteção e queda nos índices de contaminação, mesmo sem poder participar do IOTA CONTEST, devido à alteração no regulamento a qual sempre respeitamos e nunca questionamos.

Sempre seguimos todas as regras das autoridades governamentais e organizações de radioamadores.

Na sexta-feira, dia 24 de julho, respeitamos mais uma regra: SEGURANÇA EM PRIMEIRO LUGAR. Nosso barco estava marcado para sair da praia de Grumari – RJ e ao chegarmos lá, fomos comunicados pelo barqueiro que não haveria possibilidade de retorno na segunda-feira 27 de julho, devido aos avisos e previsões de ondas com 3 metros e ventos fortes SW, o que prejudicaria o embarque e desembarque no retorno, visto que a Ilha das Palmas não tem praia ou cais e normalmente as aproximações são feitas pela manhã bem cedo, junto às pedras, com pouco vento e mar calmo. Só haveria uma janela para retorno na quarta-feira (29 julho), a qual poderia nem abrir devido à uma nova frente fria que se aproxima com previsão para sexta-feira, ou seja, poderíamos ter que passar mais de 10 dias na ilha e sermos obrigados a pedir socorro às autoridades governamentais para um resgate e termos que deixar todo nosso equipamento na ilha, visto que dão prioridade à vida humana nessas situações.

Missão Ilha das Palmas cancelada, decidimos ir para uma Ilha do grupo SA-029, abrigada na Baía da Ilha grande, a Ilha Jurubaíba DIB RJ-022 / LH BRA-225 / GG87AA, a qual permitiria ida e retorno em segurança devido às condições boas para embarque e desembarque além da maior opção de embarcações para fazer o translado e mesmo assim tivemos que encerrar nossas atividades no domingo pela manhã devido ao aumento de ventos e aproximação da frente fria, que não chegou a entrar no continente, mas fez o tamanho das ondas crescer como já havia sido previsto e avisado na sexta-feira.

Com a mudança de planos e ânimo abalado iniciamos a montagem das antenas e estação e iniciamos a operação sempre explicando que estávamos em SA-029 e NÃO em SA-079, o que foi um pouco trabalhoso, mas era coisa que já sabíamos que iríamos enfrentar.
Bom, durante a ativação da Ilha Jurubaíba fizemos um total de 577 contatos, sendo 299 em FT8, 219 em Fonia e 59 em CW.
Setup: TX-RX Icom IC-7300, Yaesu FT-897, antenas verticais 7 MHz, 14 MHz e 18/21 MHz.
Em breve traremos novidades sobre uma nova ativação para o grupo SA-079, Ilha das Palmas ainda em 2020.